sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Como é que eu sou ?

1. Eu sou como o nº 25. Porque tenho muito orgulho em ser eu mesma e penso que como a imagem tem uma espécie de bandeira a dizer ‘Eu’ quer dizer que essa pessoa é assim para toda a gente, e não é melhor para uns e pior para outros.


2. Os outros vêem-me como o nº 11 e o nº 23. Nos dias em que estou bem-disposta estou sempre com um sorriso na cara, mas depois há outros em que ninguém me pode dizer nada que começo logo a resmungar com toda a gente ... Tão depressa estou feliz como estou triste ...
















3. Gostaria que os outros me vissem como o nº 24. Porque assim quereria dizer que andava sempre contente.


4. E que não me vissem como o nº 23. Porque não gosto de andar triste e a resmungar com toda a gente, como qualquer pessoa normal, excepto as que querem chamar à atenção.

5. O colega que se senta ao meu lado direito é como o nº 30 e o nº 33. Porque dá-se bem com toda a gente, é um bom amigo e bom conselheiro mas também anda quando é para gozar ... Está sempre pronto ... É um grande amigo!






sexta-feira, 24 de outubro de 2008

3. Quantos países no Mundo têm iniciativas do género?

Este projecto foi desenvolvido pela MIT (Estados Unidos da América e Canadá), mas a fabricação ficará a cargo de uma empresa taiwanesa.

Países: Argentina, Brasil, Líbia, Nigéria, Ruanda, Uruguai, Peru.

5. No que diz respeito ao computador "Magalhães", já existiu algum projecto no mundo do género? Qual? Quais as diferenças entre os dois projectos?

Já existiu um projecto no Mundo semelhante.
Em 2004, a AMD começou a produzir um computador simplificado para os países com menor poder aquisitivo (países em desenvolvimento), chamado de Personal Internet Communicator (ou PIC). O cancelamento da sua produção foi anunciado no dia 13 de Novembro de 2006.
  • As diferenças entre estes dois projectos são: o nome e o Magalhães (projecto de Portugal) apenas é para as crianças portuguesas, enquanto que o projecto da AMD tem uma finalidade de distribuir os portáteis por crianças dos países em desenvolvimento.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Laptop_de_100_d%C3%B3lares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

6. Existe algum país interessado no computador Magalhães? Se sim, qual?

Sim, existem países interessados no computador Magalhães:
  • Brasil;
  • Venezuela;
  • Argentina;
  • Bélgica;
  • Luxemburgo.

Fonte:
h
ttp://embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/2008/10/brasil-interessado-no-computador.html
http://www.wintech.com.pt/content/view/3484/3/

4. Quais os parceiros privados do governo nesta iniciativa?

Nuno Duarte - Director-Geral Microsoft Portugal;
Nuno Martins - Responsável da Intel Portugal;
Carlos Brazão - Director-Geral Cisco Portugal;
Hans-Erhard Reiter - Pres. Executivo Ericsson Telecomunicações;
Luís Cabrita - Presidente CA Prológica;
Jorge Sá Couto - Administrador JP Sá Couto;
Engº. Maia Nogueira - Presidente CA City Desk;
José Santos - Director-Geral Inclass.

2. Que pensas desta iniciativa (e-escola) do governo?

Penso que é uma boa iniciativa, pois nem toda a gente tem possibilidades económicas para comprar um computador e para pagar mensalmente um "x" pela Internet, e como, hoje em dia, quase todos os trabalhos são feitos a computador acho que esta iniciativa é muito gratificante.

domingo, 12 de outubro de 2008

7. Divide a história do computador em dez a quinze momentos importantes

1º Momento - A história do computador tem o seu início há muito tempo atrás, desde que o Homem descobriu que apenas com os dedos ou com pedras, não conseguia fazer mais cálculos.
Então foi criado, há aproximadamente 4000 anos a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam os cálculos. Este aparelho era chamado de Ábaco.
Depois deste aparelho foi inventada uma máquina de somar, por Blaise Pascal, em 1642.
Em 1834, Charles Babbage desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações.



Ábaco




2º Momento - Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, e assim o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a era moderna do computador.




3º Momento - Em 1943, um projecto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o Colossus. Este processava 25.000 caracteres por segundo.


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Colossus.jpg




4º Momento - Em 1944, surgiu o primeiro computador electromecânico, possuindo o nome de MARK I, sendo controlado por programa e usava o sistema decimal.



Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte1.htm; http://www.computerhistory.org/timeline/images/1944_harvard_markI_large.jpg



5º Momento - Em 1946, surgiu o ENIAC – Electronic Numerical Interprete and Calculator, ou seja, “Computador e Integrador Numérico e Electrónico”, projectado por fins militares. Era o primeiro computador digital e electrónico de grande escala e foi projectado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert.
O ENIAC foi desactivado no dia 2 de Outubro de 1955.







6º Momento - O sucessor do ENIAC foi o EDVAC – Electronic Discrete Variable Computer, ou seja, “Computador Electrónico de Variáveis Discretas”. O EDVAC foi planeado para acelerar o trabalho armazenado, tanto programas como dados. Os dados eram armazenados electronicamente num meio material composto por um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos electrónicos que se reflectiam para a frente e para trás, muito lentamente de mofo a reterem a informação. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar informações em forma binária do que em fora decimal, reduzindo bastante o número de válvulas.





7º Momento - Em 1949, surge o EDSAC. Electronic Delay Storage Automatic Calculator, ou seja, “Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Electrónico”, inventado por Maurice Wilkes. Este foi o primeiro computador em grande escala capaz de armazenar os seus próprios programas.







8º Momento - Em 1951, surge o primeiro computador comercial, o LEO.







9º Momento - Em 1952, John Mauchly e Presper Eckert abriram a sua própria firma e criaram o UNIVAC – Universal Automatic Computer, ou seja, “Computador Automático Universal”, o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina electrónica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao contrário dos cartões perfurados.



Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://www.computerhistory.org/timeline/images/1951_univac_large.jpg


10º Momento - De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerri e Kurt Lehovec participaram no desenvolvimento do CI – Circuito Integrado. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, que ficaram conhecidos como Chips. Esses chips incorporavam, numa única pela de dimensões reduzidas, várias dezenas de transístores já interligados, formando circuitos electrónicos complexos.
Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pela Burroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500.


IBM/360


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://www.crowl.org/lawrence/history/ibm_360.full.jpg


11º Momento - Em 1971, Ted Hoff, planeia o microprocessador Intel 4004, que era o único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits.
Já em 1974, Ed Roberts construiu um microcomputador chamado ALTAIR 8800, cuja máquina foi construída com base no processador da Intel, o 8080, que já era descendente do processador Intel 8008.


Intel 8080



12º Momento - Em 1975, os estudantes William Bill Gates e Paul Allen criam o primeiro software para o microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes) para o ALTAIR. Anos mais tarde, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft, uma das mas bem sucedidas companhias da software para microcomputadores.


William Bill Gates e Paul Allen




13º Momento - Na década de 80, foi criado o IC LSI – Circuito Integrado em Larga Escala de Integração, de foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes num único chip.
Finalmente, em 1981, a IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.

IBM-PC


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte3.htm; http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/IBM_original_PC.jpg


14º Momento - Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI – Circuitos Integrados numa Escala Muito Maior de Integração.
Os chips vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede apenas 0.6 cm quadrados, sendo o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.

Microprocessador F-100

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

8. Define:

a) Software de aplicação;
b) Periférico de entrada;
c) Software de sistema;
d) Unidade central de processamento (CPU);
e) Periférico de saída.
a) Software de aplicação - Engloba todos os programas de âmbito específico usados pelos utlizadores para a realização de algumas tarefas.
Ex.: processadores de texto, editores de imagens, jogos, etc.
b) Periférico de entrada - Convertem a informação introduzida pelo utlizador em sequências próprias de bits, capazes de serem interpretados pelo processador.
Neste sentido, existem inúmeros dispositivos que permitem a comunicação entre o utilizador e o computador, nomeadamente: teclado, rato, scanner, canetas ópticas, leitor de códigos de barras, câmaras digitais, etc..
c) Software de sistema - Consiste num conjutno de programas fundamentais para o funcionamento do computador.
Ex.: Sistema Operativo (Windows XP, Windows 2000, etc.).
d) Unidade central de processamento (CPU) - É um circuito integrado constituído por milhares de componentes electrónicos elementares.
Considerada a componente mais complexa de todo o sistema, é também a fundamental, determinando o funcionamento e o desempenho do computador. A velocidade de um processamento, ou seja, a sua frequência de operação, é medida em megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo.
e) Periférico de saída - É através destes dispositivos que os dados processados são transmitidos para o exterior.
Como dispositivos, ou periféricos, de saída mais utilizados podemos referir: ecrâ ou monitor, impressora, plotters (dispositivos semelhantes às impressoras) e projector de imagem.
Fonte:"Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

6. Quais as duas palavras que dão origem à palavra Informática?

A palavra Informática provém da junção das palavras Informação e Automática.






Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007

domingo, 5 de outubro de 2008

5. Qual a origem da palavra computador?

A palavra computador tem como origem a palavra latina computare, que significa contar, calcular ou avaliar.
Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007.

4. Define:

a) Informática;
b) Computador;
c) Burótica;
d) Telemática;
e) Domótica;
f) Biometria;
g) Controlo e automação.

a) Informática - Significa tratamento ou processamento da informação, utilizadno meios automáticos, nomeadamente o computador ou sistemas informáticos (computador e outros dispositivos associados).





Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007; http://www.uel.br/labted/img/informatica.jpg


b) Computador - É o conjunto de dispositivos electrónicos capaz de aceitar dados e instruções, executar essas instruções para processar os dados e apresentar os resultados.




Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e maria João Barbot. Porto Editora, 2007; http://www.comptecbrasil.com.br/upload/intranet/images/produtos/computador1.jpg


c) Burótica - Designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos.



Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007; http://dn.sapo.pt/2005/10/23/582472.jpg


d) Telemática - Caracteriza-se pela conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, etc.).




Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007; http://mipagina.cantv.net/Informatica_basica/images/Red%20Internet.jpg

e) Domótica - É uma tecnologia, recente, que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. Este termo resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e de segurança (controla a iluminação, segurança, condições climáticas e a interligação entre estes três elementos).

Ex.: Porta automática:



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%B3tica; http://www.mariagracadias.com/images/p1.jpg

f) Biometria - É uma técnica avançada que, com base em sofisticados sistemas digitais, permite o reconhecimento do indivíduo através das suas características pessoais e intransmissíveis. Essas características podem ser físicas (impressão digital) ou comportamentais (assinatura).

Fonte: http://www.netponto.com/?s=2&ss=4; http://www.trade.com.br/upload/produtos/G130handkey2_300.jpg

g) Controlo e automação - Caracterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. Ex.: Controlo de sistemas, controlo de processos químicos, autómatos programáveis, domótica, robótica, etc..



Fonte: "Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007; http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Industrial_Robotics_in_car_production.jpg

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

3. Diferença entre Tecnologias da informação e Tecnologia da Informação e Comunicação

Tecnologias da informação - consistem em processos de tratamento, controlo e comunicação de dados, fundamentalmente através de meios electrónicos. Os processos de tratamento de dados estão essencialmente ligados à informática e, portanto, à utilização de computadores ou sistemas informáticos.
Tecnologias da Informação e Comunicação - esta designação é a mais utilizada quando nos referimos ao conjunto de recursos tecnológicos e computacionais utilizados para a criação e utilização da informação.
Estes recursos vão desde as redes de computadores às centrais telefónicas inteligentes, à comunicação por satélite, etc.
Fonte: "Planeta das TIC - 1º volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007

2. Diferença entre dados e informação

Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

Em Informática designa-se por dados as entidades, factos, valores numéricos, etc. Por si só têm pouca utilidade, mas depois de tratados (processados), convertem-se em informação dando origem ao conhecimento.
Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto : a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada.

Exemplos:
1º - O I O C O M B - São dados mas não é informação perceptível ao homem.
A informação não é mais do que dados organizados e ordenados de forma útil. Isto é, informação é o conhecimento produzido como resultado do processamento de dados.
Se processarmos os dados que tínhamos anteriormente então obtemos a informação:
O I O C O M B - Dados
\/ - Processamento
C O M B O I O - Informação


2º - 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 - Dados (números decimais)

100 - Informação (número originado dos números decimais)



3º -


(Dados)

(Informação)



4º - 0,1 - Dados (Código binário)
1001 - Informação (este número é referente ao número 9, sendo este um número decimal e 1001 binário).

1. Define:

a) Ciência;
b) Técnica;
c) Tecnologia.
a) A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que compreende verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica e da razão.
b) A técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objectivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia ou noutra actividade.
c) A Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico, e as ferramentas, processos e materias criados e/ou utilizados apartir do tal conhecimento.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bem-vindos ao meu blog !

Olá !
Neste blogue irei falar sobre vários géneros de música, sobre desporto...
Enfim, sobre tudo o que achar interessante...
Espero que apreciem os conteúdos e que voltem sempre !