domingo, 12 de outubro de 2008

7. Divide a história do computador em dez a quinze momentos importantes

1º Momento - A história do computador tem o seu início há muito tempo atrás, desde que o Homem descobriu que apenas com os dedos ou com pedras, não conseguia fazer mais cálculos.
Então foi criado, há aproximadamente 4000 anos a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam os cálculos. Este aparelho era chamado de Ábaco.
Depois deste aparelho foi inventada uma máquina de somar, por Blaise Pascal, em 1642.
Em 1834, Charles Babbage desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações.



Ábaco




2º Momento - Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, e assim o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a era moderna do computador.




3º Momento - Em 1943, um projecto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o Colossus. Este processava 25.000 caracteres por segundo.


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Colossus.jpg




4º Momento - Em 1944, surgiu o primeiro computador electromecânico, possuindo o nome de MARK I, sendo controlado por programa e usava o sistema decimal.



Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte1.htm; http://www.computerhistory.org/timeline/images/1944_harvard_markI_large.jpg



5º Momento - Em 1946, surgiu o ENIAC – Electronic Numerical Interprete and Calculator, ou seja, “Computador e Integrador Numérico e Electrónico”, projectado por fins militares. Era o primeiro computador digital e electrónico de grande escala e foi projectado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert.
O ENIAC foi desactivado no dia 2 de Outubro de 1955.







6º Momento - O sucessor do ENIAC foi o EDVAC – Electronic Discrete Variable Computer, ou seja, “Computador Electrónico de Variáveis Discretas”. O EDVAC foi planeado para acelerar o trabalho armazenado, tanto programas como dados. Os dados eram armazenados electronicamente num meio material composto por um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos electrónicos que se reflectiam para a frente e para trás, muito lentamente de mofo a reterem a informação. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar informações em forma binária do que em fora decimal, reduzindo bastante o número de válvulas.





7º Momento - Em 1949, surge o EDSAC. Electronic Delay Storage Automatic Calculator, ou seja, “Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Electrónico”, inventado por Maurice Wilkes. Este foi o primeiro computador em grande escala capaz de armazenar os seus próprios programas.







8º Momento - Em 1951, surge o primeiro computador comercial, o LEO.







9º Momento - Em 1952, John Mauchly e Presper Eckert abriram a sua própria firma e criaram o UNIVAC – Universal Automatic Computer, ou seja, “Computador Automático Universal”, o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina electrónica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao contrário dos cartões perfurados.



Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://www.computerhistory.org/timeline/images/1951_univac_large.jpg


10º Momento - De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerri e Kurt Lehovec participaram no desenvolvimento do CI – Circuito Integrado. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, que ficaram conhecidos como Chips. Esses chips incorporavam, numa única pela de dimensões reduzidas, várias dezenas de transístores já interligados, formando circuitos electrónicos complexos.
Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pela Burroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500.


IBM/360


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte2.htm; http://www.crowl.org/lawrence/history/ibm_360.full.jpg


11º Momento - Em 1971, Ted Hoff, planeia o microprocessador Intel 4004, que era o único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits.
Já em 1974, Ed Roberts construiu um microcomputador chamado ALTAIR 8800, cuja máquina foi construída com base no processador da Intel, o 8080, que já era descendente do processador Intel 8008.


Intel 8080



12º Momento - Em 1975, os estudantes William Bill Gates e Paul Allen criam o primeiro software para o microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes) para o ALTAIR. Anos mais tarde, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft, uma das mas bem sucedidas companhias da software para microcomputadores.


William Bill Gates e Paul Allen




13º Momento - Na década de 80, foi criado o IC LSI – Circuito Integrado em Larga Escala de Integração, de foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes num único chip.
Finalmente, em 1981, a IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.

IBM-PC


Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte3.htm; http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/IBM_original_PC.jpg


14º Momento - Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI – Circuitos Integrados numa Escala Muito Maior de Integração.
Os chips vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede apenas 0.6 cm quadrados, sendo o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.

Microprocessador F-100

Sem comentários: