a) Software de aplicação;
b) Periférico de entrada;
c) Software de sistema;
d) Unidade central de processamento (CPU);
e) Periférico de saída.
a) Software de aplicação - Engloba todos os programas de âmbito específico usados pelos utlizadores para a realização de algumas tarefas.
Ex.: processadores de texto, editores de imagens, jogos, etc.
b) Periférico de entrada - Convertem a informação introduzida pelo utlizador em sequências próprias de bits, capazes de serem interpretados pelo processador.
Neste sentido, existem inúmeros dispositivos que permitem a comunicação entre o utilizador e o computador, nomeadamente: teclado, rato, scanner, canetas ópticas, leitor de códigos de barras, câmaras digitais, etc..
c) Software de sistema - Consiste num conjutno de programas fundamentais para o funcionamento do computador.
Ex.: Sistema Operativo (Windows XP, Windows 2000, etc.).
d) Unidade central de processamento (CPU) - É um circuito integrado constituído por milhares de componentes electrónicos elementares.
Considerada a componente mais complexa de todo o sistema, é também a fundamental, determinando o funcionamento e o desempenho do computador. A velocidade de um processamento, ou seja, a sua frequência de operação, é medida em megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo.
e) Periférico de saída - É através destes dispositivos que os dados processados são transmitidos para o exterior.
Como dispositivos, ou periféricos, de saída mais utilizados podemos referir: ecrâ ou monitor, impressora, plotters (dispositivos semelhantes às impressoras) e projector de imagem.
Fonte:"Planeta das TIC - 1º Volume", Maria Clara Fernandes e Maria João Barbot. Porto Editora, 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário